Nova taxa do governo italiano: Com a alteração da lei, quem pode perder o direito?

Muitas dúvidas pairam no ar, quanto ao reconhecimento da cidadania italiana por parte de descendentes que visam o acesso ao passaporte vermelho, devido a proposta de lei que avança no governo italiano.

Em outubro passado, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, aprovou a Proposta de Lei Orçamentária para 2025, que incluiu mudança no modo de condução do processo de reconhecimento de cidadania italiana via judicial. A nova proposta orçamentária para 2025 prevê a cobrança de uma taxa de 600 euros por pessoa nos processos judiciais, mudança essa prevista pelo partido conservador Força Itália (FI).

No caso, os descendentes não irão perder o direito à cidadania. Mas terão o acesso mais caro a partir de 01 de janeiro de 2025. Hoje, o valor é de 3.500 reais (cerca de 545 euros) para uma família sem levar em consideração o número de requerentes nesta família, ou seja, um processo para um grupo de pessoas da mesma família.

As famílias se unem e dividem custos, pois atualmente é cobrado por processo e com essa nova lei será cobrado por requerente, o que passa a ser um obstáculo significativo para os ítalo-brasileiros.

Embora ainda dependa da aprovação final pelo Parlamento Italiano, esta proposta de lei está tirando o sono de muitas famílias que visam o acesso ao passaporte vermelho.

A Itália vem sentido os impactos gerados pela imigração em serviços no país, pois uma vez reconhecido como cidadãos italianos os descendentes têm direito e acesso a serviços de saúde pública, escolas, universidades e emprego.

Se você é descendente de imigrantes italianos, então, você é cidadão Italiano por ” Jus Sangüinis”, isto é, por direito de sangue, pois a Itália reconhece a cidadania italiana pela transmissão sangüínea. Todavia, para usufruir deste direito é necessário realizar o processo de reconhecimento de cidadania italiana.

O processo judicial para o reconhecimento da cidadania italiana é o caminho ideal para quem busca segurança e agilidade. Realizado por uma equipe multidisciplinar experiente e preparada, pronta para resgatar a história de sua família e representar você em todo seu processo, desde a busca pelos documentos de seus antepassados até a sentença positiva no tribunal Italiano.

É o processo ideal para quem busca evitar as longas filas nos Consulados Italianos e não pode permanecer por períodos extensos na Itália. É rápido se comparar o tempo de espera pelos Consulados. Por via Judicial serão analisados todos os documentos, certidões de todos os que estão na linha de transmissão da cidadania, desde o dante causa (antenato italiano que irá conceder o direito à cidadania) até a o requerente (pessoa e/ou pessoas que estão solicitando a referida cidadania).

Se você tem descendência italiana e deseja ter a cidadania italiana reconhecida, seja ágil, junte seu grupo familiar, monte sua pasta e corra para ajuizar até 31 de dezembro garantindo assim o que ainda prevalece na lei atual.

Para um processo eficaz e eficiente conte com a @mantovanicidadanias, processo via judicial, na comodidade da sua casa e você ainda acompanha seu processo pelo aplicativo próprio da empresa.

Artigos Relacionados
Deixe aqui o seu comentário
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários