Por Ligiane Corrêa
Muito tem se discutido acerca de ações que envolvem cidadãos ítalo-brasileiros, tanto no Brasil quanto na Itália, tal discussão é resultante da alta demanda pela procura do processo de reconhecimento de Cidadania Italiana no país do Papa.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em sua publicação datada de julho de 2024, “estima-se que mais de 159 mil brasileiros residam na Itália, enquanto cerca de 800 mil pessoas com nacionalidade italiana vivem no Brasil”.
Porém, viajar pela Itália, com livre acesso pela Europa e redescobrir sua história, é o sonho de muitas famílias brasileiras que são descendentes de italianos que, por sua vez, desembarcaram no Brasil em meados de 1874 e 1920, deixando para a família o direito à cidadania italiana.
E uma vez reconhecido como cidadão italiano e/ou italiana o acesso a esse novo mundo é ilimitado de oportunidades. Imagina viajar livremente de carro desbravando as belezas peculiares de cada região da Europa.
Em 2025, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira passa a ter validade na Itália, marcando um avanço significativo para a mobilidade de brasileiros no país europeu. Este acordo bilateral, firmado em 2024 e aprovado pelo Congresso Nacional, substitui um tratado anterior que vigorou de 2018 a 2023. A partir de maio de 2025, brasileiros poderão converter suas CNHs para a habilitação italiana sem a necessidade de realizar exames teóricos ou práticos.
O acordo abrange motoristas das categorias A e B. Condutores das categorias C, D e E ainda precisarão realizar cursos específicos. A conversão é válida para residentes há menos de seis anos no país de destino e exige que a CNH esteja dentro do prazo de validade.
Outras questões relevantes a serem pontuadas são os impactos notórios nos quesitos econômicos, pois a medida pode reduzir custos para brasileiros que antes precisavam realizar processos burocráticos e caros para obter a habilitação italiana.
No tocante a facilidade de adaptação, evidencia-se a simplificação do processo que pode incentivar mais brasileiros a explorar oportunidades de trabalho e estudo na Itália e havendo ainda as limitações, afinal motoristas com CNHs provisórias ou emitidas após a obtenção da residência no país de destino não são elegíveis para a conversão.
Este acordo reflete o fortalecimento das relações entre Brasil e Itália, promovendo maior integração e mobilidade para cidadãos de ambos os países.
Para um processo eficaz e eficiente conte com a @mantovanicidadanias, processo via administrativa direto na Itália e via judicial, na comodidade da sua casa e você ainda acompanha seu processo pelo aplicativo próprio da empresa.


